Educação financeira começa na escola

Educação financeira começa na escola
Female putting coin into piggy bank

Em mundo repleto de tecnologias e aplicativos onde tudo parte do imediatismo do consumismo, a tarefa dos pais e das escolas na educação financeira das crianças tem se tornado um constante campo de batalha. De acordo com um estudo coordenado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), as iniciativas para educação financeira aumentaram 72% em cinco anos, com 1.300 projetos e metade deles feitos em instituições de ensino.

A verdade é que, para construir uma sociedade mais equilibrada financeiramente, é preciso olhar para os pequenos e analisar a forma como eles lidam com os seus próprios gastos. E o primeiro dinheiro na vida de uma criança é o usado na cantina escolar. “Esse é o primeiro momento que pais e escolas têm a oportunidade de conversar com os filhos e alunos sobre o valor do dinheiro, conceitos sobre como consumir e o de fazer o dinheiro durar um determinado tempo”, afirma Henrique Mendes, CEO da Nutrebem, fintech de conta digital para cantinas escolares com acompanhamento nutricional.

E que melhor momento para começar a aprender, se não com a grande variedade de produtos do cardápio da cantina escolar? Uma criança de 6 anos com R$ 30 se acha “rica” e dá logo aquela vontade de pagar lanches para os amigos. É uma oportunidade excelente para ensinar através da prática e da experiência que ela está tendo na cantina escolar. Essa é apenas uma das vertentes que regem a Nutrebem. “O objetivo é que a criança entenda que está se tornando independente, como parte do seu crescimento, e isso traz mais responsabilidade. Ao mesmo tempo que se pode usar como exemplo a cantina escolar para a educação financeira, temos um outro ponto importante que é a alimentação. Ela passa a ver o dinheiro e o valor daquilo que está comprando com ele, onde ela vai ganhar e onde pode perder”, diz.

A fintech oferece uma solução que possibilita o acompanhamento, online e em tempo real, do consumo diário nas cantinas, dando mais segurança financeira e alimentar aos pais. Com a solução, cada aluno possui uma conta digital exclusiva para a cantina escolar, na qual o responsável coloca saldo pelo app ou diretamente no local. O aluno tem acesso à sua conta nos terminais instalados na escola, tanto por meio de cartão magnético, como por login e senha e podem até pagar com o uso de QR Code. Já os pais, pelo app, podem acompanhar os gastos dos filhos e ver a classificação nutricional dos produtos consumidos, bem como personalizar o cardápio, se acharem necessário.

Além disso, a Nutrebem também conta com uma equipe de nutricionais que visita a escola e avalia os produtos da cantina, sugerindo melhorias no cardápio. “Nossa proposta não é que os pais proíbam itens, mas que aproveitem a oportunidade e conversem com seus filhos sobre o uso do dinheiro e os benefícios da alimentação saudável, mostrando que, com um pouco de equilíbrio, as coisas se tornem mais fáceis para eles, sem terem que abrir mão de alguma coisa”, ressalta o CEO da startup.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *