Com home office aumenta demanda por seguros residenciais

Com home office aumenta demanda por seguros residenciais

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas à rotina das empresas em todos os setores econômicos. Com o isolamento social, foi preciso se reinventar e o home office foi uma das saídas. Passado o susto da necessidade de rápida adaptação, 80% dos empresários brasileiros já afirmam gostar do formato, de acordo com a ISE Business School. 85% dos executivos veem mais benefícios do que prejuízos no modelo e 73,8% das empresas pretendem manter o sistema, aponta pesquisa da Cushman & Wakefield.

Para o especialista em subscrição patrimonial, Thales Lemos, este é o novo público-alvo do mercado segurador: profissionais que utilizarão a residência como escritório e, consequentemente, buscarão proteção em seguros residenciais com cobertura para equipamentos e ferramentas do trabalho remoto.

“A expectativa é que, a partir de setembro, o mercado segurador já sinta os reflexos das mudanças que vêm sendo anunciadas pelas empresas, aumente a procura e a contratação de seguros residenciais cresça até 30%”, afirma Lemos. 

“As seguradoras estão, neste momento, avaliando as mudanças necessárias nos seus produtos e se adequando melhor às novas necessidades do profissional que permanecerá alocado em casa no pós-pandemia. É preciso estar pronto para atender essa demanda”, explica Lemos 

O ‘novo normal’ das companhias e o desejo de segurança são uma grata oportunidade de expansão da modalidade, já que os seguros para residências ainda não têm a preferência dos clientes. Dados da Federação Nacional de Seguros – Fenseg apontam que, hoje, apenas 13,3% de um total de 68 milhões de domicílios estão segurados. Para Lemos, o índice é reflexo da falta de cultura de investimento em seguros por parte dos brasileiros. O País está muito aquém de outros desenvolvidos quando se trata da representatividade do mercado segurador em relação ao PIB.   

Lemos, que também é gerente de Subscrição da Sancor Seguros, diz que a companhia espera um incremento de 30% nas vendas a partir de setembro e mais 25% de crescimento no portfólio de produtos Patrimoniais para 2020. Ele lembra ainda que, o grande desafio é educar e conscientizar o consumidor da necessidade e importância de se ter a apólice residencial, especialmente agora que ele e a família passam mais tempo em casa.

“Na Sancor, por exemplo, as apólices além de assegurar os itens do home-office, dão cobertura para incêndio, danos em equipamentos elétricos e eletrônicos em caso de queda de raio ou oscilação de tensão na rede, vendavais e roubo de bens. Outra vantagem que a empresa oferece é o conjunto de 57 serviços de assistências, que incluem eletricista, chaveiro, encanador, conserto de eletrodomésticos com troca de peças, limpeza de caixa d’água, caçamba para entulhos e até mesmo dedetização”, conclui Lemos. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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