Réveillon anima setor de bares e restaurante com expectativa de alta no faturamento

Réveillon anima setor de bares e restaurante com expectativa de alta no faturamento
Festas de réveillon movimentam setor de bares e restaurantes. Foto: Drazen Zigic – Freepik

Em cidades litorâneas e com festas tradicionais, a promessa de aumento nas vendas pode chegar até a 40%

Com a chegada das festas de ano novo, surge a expectativa de alta no faturamento para os bares e restaurantes. A data promete aquecer o setor, principalmente nas cidades litorâneas que tradicionalmente recebem maior número de turistas, animados para assistir a tradicional queima de fogos na beira da praia.

Para o tradicional réveillon do Rio de Janeiro, que recebe turistas de todo o país e do mundo, a expectativa de faturamento é alta. De acordo com o levantamento da Abrasel, a data tende a alavancar de 30% a 40% as vendas do setor, em comparação a uma quinzena normal.

O cenário é parecido em outras cidades litorâneas do país. Em Recife (PE), por exemplo, a expectativa de aumento nas vendas neste final de ano, é de até 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação a uma semana comum, o faturamento pode crescer até 15%.

Em Fortaleza (CE), o contexto é ainda mais promissor. Em comparação aos últimos meses, a estimativa é de que haja crescimento de até 20% nas vendas; em relação ao ano passado, a situação deve se manter estável.

Na capital baiana, o setor espera que haja aumento das vendas entre 10% e 15%, em comparação ao mesmo período do ano passado; em comparação a uma semana normal, a expectativa sobe para 30%.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o aumento do movimento no setor reflete não apenas o otimismo para o final deste ano, mas também sinaliza uma perspectiva positiva para o setor em 2024.

“O Réveillon é uma data importante para o setor de bares e restaurantes, pois traz consigo uma expectativa de aumento significativo no faturamento, tanto na reta final do ano quanto após a virada. O período coincide com o verão e a época de férias, que tradicionalmente já traz maior movimento aos estabelecimentos em todo país, principalmente nas cidades litorâneas. Isso pode trazer um alívio para os 23% das empresas do setor que ainda operam sem fazer lucro. Essa boa notícia neste fim 2023 sinaliza para um bom 2024 para os bares e restaurantes, que estão otimistas”, afirma.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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