Por que investir na compra e venda de usados?

Por que investir na compra e venda de usados?
Thiago Martello.

Planejador financeiro explica que é possível economizar ou fazer dinheiro com produtos de segunda mão

O mercado de usados não costumava ser muito bem visto anos atrás, mas a tecnologia mudou esse cenário e plataformas como OLX e Enjoei passaram a fazer com que muita gente aderisse mais facilmente à compra e venda de produtos de segunda mão. A questão é que, além de ajudar o meio ambiente, já que prolonga a vida útil dos objetos, comprar e vender usados pode auxiliar muito o bolso.

Segundo Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, vender o que não se usa mais é uma das melhores formas de conseguir uma renda extra rapidamente. “Todo mundo tem algo em casa que não está usando e pode ser útil a alguém. Quando você dá uma finalidade para algo que não está sendo mais útil, está ajudando o meio ambiente, diminuindo a bagunça e ainda ganhando dinheiro”, explica.

Para quem quiser aderir, o educador e planejador financeiro orienta: “Reúna a família e peça para cada um separar coisas que estejam paradas há pelo menos seis meses. Vale de tudo: eletrodomésticos, livros, enfeites de casa e roupas. Neste caso, existem muitos brechós que compram as peças ou ficam com elas em consignação”, diz.

Martello afirma que, para vender melhor, o segredo é pesquisar os preços de produtos usados semelhantes e fazer um bom anúncio, com imagens nítidas e todas as informações possíveis. “Seja detalhista e facilite a vida de quem está buscando o produto. Se você tiver cuidado bem do item, pode até ganhar mais do que pagou. Comigo já aconteceu muitas vezes”, conta.

Além de ganhar dinheiro com a venda do que não usa mais, Martello também recomenda uma busca por produtos de segunda mão quando houver necessidade de comprar alguns itens pessoais ou para a casa. “É possível mobiliar um imóvel gastando muito menos com móveis e objetos usados, por exemplo. Aliás, muitos arquitetos e decoradores encontram peças incríveis dessa forma. Qualquer um pode conseguir, basta garimpar e não ter preconceito com o mercado de segunda mão”, avalia.

Na hora da compra, Martello recomenda uma boa pesquisa nas plataformas. “Compare preços, peça imagens detalhadas e até vídeo do produto se for o caso. Quanto mais informação tiver, maiores as chances de fazer uma boa compra! O bolso agradece”, afirma.

Finalmente, o planejador financeiro alerta para a questão da segurança nas transações que envolvem compra e venda de usados. “Desconfie se a oferta for boa demais, pois pode ser golpe. Além disso, cheque a possibilidade de ter seu dinheiro de volta caso a venda não se dê como esperado. Procure também testar o produto antes de comprar e dar preferência para aqueles que ainda têm caixa original e nota fiscal, pois ajuda a comprovar a autenticidade. Finalmente, sempre combine as transações em lugares públicos para não correr riscos”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *