PIX supera cartão de débito como modalidade de pagamento nas compras de Dia dos Namorados

A data comercial deve movimentar R$ 23 bilhões no setor de varejo e serviço
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que no Dia dos Namorados deste ano o consumidor brasileiro deve desembolsar em média R$ 238 com os presentes de seus parceiros. Com esse valor médio gasto pelos consumidores o setor de varejo e serviço deve movimentar aproximadamente 23 bilhões de reais. A principal forma de pagamento escolhida entre os entrevistados será à vista (65%), enquanto 33% devem optar pelo parcelado.
O PIX aparece com 27% das preferências dos consumidores, superando as transações feitas pelo cartão de débito (13%). Quando comparadas as principais modalidades de pagamento o PIX fica apenas atrás apenas do cartão de crédito que possibilita o parcelamento da compra (31%).
“O PIX trouxe uma revolução para os pagamentos online, oferecendo uma experiência rápida, segura e conveniente para os consumidores. Com apenas alguns cliques, é possível realizar uma transação instantânea, sem a necessidade de inserir dados bancários repetidamente ou esperar por longos períodos de processamento. Além disso, sua integração perfeita com as plataformas de e-commerce proporciona uma experiência de compra mais fluida e sem interrupções. Sem dúvida, o PIX representa o futuro dos pagamentos digitais, trazendo benefícios significativos tanto para os consumidores quanto para os comerciantes”, destaca Alexander Frota, CEO da ABMEX.
Pesquisa de preços
Para lidar com os preços elevados, 76% dos consumidores planejam pesquisar antes de comprar, principalmente pela internet.
“Na ABMEX, estamos comprometidos em desenvolver novas tecnologias que não apenas sustentem, mas também expandam o potencial do PIX. Acreditamos que inovações contínuas nesse sistema de pagamento são essenciais para atender às demandas de um mercado cada vez mais digital e exigente. Nosso objetivo é garantir que o PIX continue a oferecer benefícios significativos, simplificando transações e impulsionando a economia digital no Brasil.”, completa.
Os dados revelam ainda que 29% das pessoas ouvidas reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 30% acreditam que os parceiros merecem, 26% querem agradar, não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 16% gostam de impressionar.