Com energia mais cara, bares e restaurantes precisam adotar estratégias para reduzir custos

Com energia mais cara, bares e restaurantes precisam adotar estratégias para reduzir custos

O clima extremamente seco e as altas temperaturas no Brasil, com termômetros acima de 40°C em algumas regiões do país, estão impactando a rotina da população, situação agravada pelos inúmeros focos de queimadas em todo o país.

Com os níveis de bem-estar e saúde comprometidos, a recomendação de especialistas é que as pessoas aumentem o consumo de água, evitem longos períodos de exposição ao livre se os índices de poluição estiverem elevados, utilizem equipamentos e utensílios para aumentar os índices de umidade do ar e busquem conforto térmico – ventiladores e aparelhos de ar-condicionado são grandes aliados.

E os impactos não são apenas no corpo; o calor extremo e o tempo seco também vão mexer no bolso dos brasileiros: em função da previsão de chuvas abaixo da média e do crescimento no consumo de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a partir de setembro passa a adotar a bandeira vermelha patamar 1, o que deixa a conta mais cara, com um aumento de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora (kWh). Isso acontece porque, ao ter mais gente consumindo energia elétrica, se torna necessário acionar as matrizes termelétricas, já que a escassez de água nos reservatórios afeta o trabalho das hidrelétricas.

Luz no fim do túnel

Com a temperatura nas alturas, o consumo de cerveja e bebidas mais refrescantes em estabelecimentos do setor tende a aumentar, principalmente nos bares. Um levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), realizado durante uma onda de calor no ano passado, indicou um crescimento de até 15% nos dias mais quentes.

Porém, com o crescimento da demanda, é necessário que os empreendedores adotem estratégias práticas para driblar o aumento da conta de energia, com medidas eficazes para reduzir despesas e melhorar a sustentabilidade dos negócios.

É isso o que indica o curso gratuito da Abrasel, feito em parceria com o Sebrae, chamado “Como aumentar a produtividade e cortar custos melhorando a eficiência energética do seu bar ou restaurante”. A capacitação foi desenvolvida para ajudar empreendedores e gestores do setor a adotarem práticas que otimizem o consumo de energia, reduzindo custos, principalmente no atual cenário de aumento da conta de luz

O curso aborda estratégias para o empreendedor melhorar o desempenho operacional dos negócios, com redução de custos e combate ao desperdício de energia.

Por meio de dicas práticas, os participantes aprenderão como aumentar e melhorar o desempenho da operação de seus estabelecimentos, aproveitando corretamente os recursos disponíveis. A qualificação é composta por uma videoaula objetiva e um e-book. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma do Conexão Abrasel e receberão um certificado assim que concluírem a formação.

Luíza Campos, líder de ASG da Abrasel, ressalta que, além de tornar o negócio comprometido com práticas sustentáveis, trabalhar a eficiência energética no estabelecimento também gera benefícios para o próprio empreendedor, já que promove a redução de custos. ”

Essa formação foi desenhada especialmente para quem empreende ou trabalha no setor de bares e restaurantes. Nosso objetivo é muni-los de conhecimento para que façam a gestão energética de forma mais eficiente, combatendo desperdícios e cortando custos.  Elaboramos checklists e mapeamos casos de sucesso para incentivá-los a implementar processos mais produtivos, de forma prática e simples. Importante que conheçam também outras fontes de energia, avaliando os prós e contras de cada uma de acordo com a realidade do seu negócio”, explica.

Outros cursos

Além do curso de gestão de energia, estão disponíveis outras duas capacitações também gratuitas: “Do Brasil à Mesa” (capacitação com foco no aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais) e o curso sobre gestão de resíduos (que traz orientações sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento).

Além dos cursos, outros quatro materiais estarão disponíveis em breve na plataforma Conexão Abrasel, também gratuitos.

Crédito da foto: Midjourney

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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