Nova função do PIX será o fim dos cartões de crédito?

Nova função do PIX será o fim dos cartões de crédito?

Especialistas do Ibef/PR explicam sobre o futuro de transações com cartão de crédito, após anúncio do presidente do BC de que o Pix poderá fazer as mesmas funções só que com custos mais baixos

Em evento virtual promovido pela Universidade de Princeton, no início de outubro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que, se conseguirem bloquear pagamentos reversos na plataforma, é possível imitar a função dos cartões de crédito por meio do Pix, só que com custos mais baixos, o que poderia se tornar uma alternativa mais viável para a população.

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix revolucionou as transações financeiras no país, superando os meios tradicionais, como DOC, TED e cartões ao  oferecer agilidade, segurança e redução de custos. A modalidade Pix também impactou as operações financeiras em empresas e todo o mercado financeiro nacional. Segundo dados do Banco Central, até setembro deste ano foram registradas quase 800 milhões de chaves Pix. Segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos, o uso do Pix disparou 74% em 2023 e chegou a quase 42 bilhões de pagamentos em toda a economia brasileira, superando em número de transações as cobranças combinadas com cartões de crédito e débito.

Mas não para por aí, pois as novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas para operar na função Pix, como por aproximação e também uma possível função de crédito a custos menores que as opções atuais, conforme anunciado pelo presidente do Banco Central, Campos Neto.  A especialista em Controladoria, Finanças e Auditoria, Simone Tramujas Andraus Pereira, que é coordenadora do Comitê de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná, responde às principais perguntas sobre as novas funcionalidades do Pix.

De forma geral, como você avalia essa possível funcionalidade do Pix?

Simone: Com a mudança da função crédito do Pix haverá grandes mudanças. Enquanto, poderá trazer redução de custos, rapidez de liquidez, facilidade de uso, agilidade, por outro lado também traz desafios que precisam ser muito bem mapeados.

Qual seria o principal resultado com essa possível nova função do Pix em transações de crédito?

Simone: Teremos uma redução de custos com economia em taxas de transação, já que o Pix é conhecido por suas tarifas mais baixas em comparação com os cartões de crédito.

Quais seriam os pontos positivos?

Simone: Seria mais velocidade das transações do Pix, visto que as empresas podem ter um fluxo de caixa mais rápido, melhorando sua liquidez. Pode haver também um ambiente mais competitivo, Instituições financeiras podem se sentir pressionadas a oferecer melhores condições aos seus clientes, podendo beneficiar os consumidores com melhores condições ao Crédito.

Haveriam também impactos negativos?

Simone: A função crédito do Pix pode levar a uma diminuição na relevância dos bancos tradicionais, que dependem de taxas de cartões de crédito para gerar receita. As chances de inadimplência podem aumentar se não houver meios de controle e avaliação, sendo necessário um sistema robusto de avaliação de crédito.

Quais serão os desafios para as instituições financeiras?

Simone: As instituições financeiras terão que investir em tecnologia para integrar e oferecer novos serviços relacionados ao crédito do Pix, o que pode representar um custo inicial alto. A nova função pode atrair a atenção de reguladores, que poderão implementar novas regras, o que poderia aumentar a complexidade operacional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *