5 estratégias para inovar no atendimento digital

5 estratégias para inovar no atendimento digital

CEO da Minds Digital aponta as principais tendências e tecnologias para oferecer uma jornada do cliente mais eficiente, segura e personalizada

O conceito de experiência do cliente (CX) deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade estratégica nas empresas. Hoje, um dos grandes desafios organizacionais é identificar onde concentrar esforços para oferecer contatos que não apenas atendam, mas superem expectativas. Isso envolve não apenas o uso de ferramentas digitais, mas também um entendimento profundo do comportamento e das necessidades dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 80% dos consumidores afirmam que a experiência oferecida pelas empresas é tão importante quanto os produtos e serviços que elas vendem . Com isso, as empresas precisam abraçar novas estratégias para otimizar o atendimento, garantindo uma experiência diferenciada e memorável para seus clientes. Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a primeira Voice IDTech do Brasil, especializada em autenticação de identidade por voz, destaca cinco inovações essenciais para transformar a experiência do cliente. Confira:

1) Inteligência artificial generativa e atendimento automatizado

Em 2025, a inteligência artificial generativa será fundamental para criar interações mais inteligentes e personalizadas. Ferramentas como chatbots e assistentes virtuais não apenas responderão perguntas, mas também irão prever necessidades com base no comportamento do consumidor, criando uma experiência mais fluida e humanizada. A IA será capaz de entender camadas, adaptar-se ao contexto e fornecer respostas mais precisas, resultando em atendimentos mais rápidos e eficientes.

Além disso, a IA generativa se integrará a outros canais de atendimento, como voz e chat, ampliando o alcance e a eficiência do atendimento. “Empresas que adotarem essas tecnologias terão uma vantagem significativa, já que a automação permitirá a redução de custos e maior escalabilidade no atendimento ao cliente.” explica o CEO.

2) Hiperpersonalização e o uso de dados preditivos

A tendência de hiperpersonalização será um grande diferencial no próximo ano. Com o uso avançado de dados preditivos, as empresas poderão oferecer experiências ainda mais customizadas, entendendo não só o histórico do cliente, mas também antecipando suas necessidades futuras. “Essa personalização será potencializada por IA, que permitirá que as empresas ajustem sua abordagem em tempo real, melhorando a satisfação do cliente e criando uma lealdade mais forte”, comenta Peixoto.

3) Omnichannel mais presente para uma jornada fluida

No mercado há anos, a integração de canais será um dos pilares do atendimento ao cliente nos próximos anos. A experiência omnichannel será ainda mais aprimorada, permitindo que os consumidores transitem facilmente entre diferentes canais, como chat, e-mail, redes sociais e atendimento por telefone sem perder continuidade ou precisar repetir informações. O objetivo é que os clientes tenham uma jornada coesa e sem fricções, independentemente do ponto de contato.

O CEO da startup esclarece: “Essa tendência exige que as organizações adotem plataformas integradas que centralizem as interações, permitindo que os dados do cliente sejam acessados de forma centralizada e rápida. Como resultado, as empresas poderão oferecer um atendimento mais eficiente, consistente e personalizado.”

Com esse aumento da demanda por uma experiência fluida, soluções como o Minds ID da Minds Digital se destacam. A solução de autenticação por biometria de voz da startup possibilita que o cliente seja identificado em um segundo de forma segura e por voz. Esse fator elimina a necessidade de repetir dados pessoais, garantindo uma experiência contínua e sem interrupções, essencial para um atendimento realmente omnichannel.

4)Automação de processos e self-service

Para o ano que vem, o autoatendimento será ainda mais popular, com muitas interações sendo resolvidas através de plataformas de self-service como FAQs interativas, assistentes virtuais e portais online. A automação de processos ajudará a reduzir o tempo de resposta e permitirá que os clientes solucionem problemas simples de forma rápida e sem a necessidade de interação com um atendente humano. Essa tendência será impulsionada por tecnologias como IA, que facilitarão a resolução de chamadas automaticamente, sem comprometer a qualidade do atendimento.

5) Segurança e privacidade: a nova prioridade em 2025

A segurança digital será mais importante do que nunca. O aumento das interações online exigirá que as empresas invistam em tecnologias para proteger dados e garantir a conformidade com regulamentações como a LGPD e o GDPR. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a privacidade de suas informações, e qualquer falha nesse aspecto pode resultar em perda de confiança.

Além das soluções tradicionais de segurança, como criptografia, espera-se que novas tecnologias, como biometria e autenticação multifatorial, sejam amplamente adotadas para garantir que apenas os usuários legítimos tenham acesso aos serviços. Dentre as tecnologias existe o FraudShield, plataforma multicanal de prevenção a fraude. Por meio da tecnologia a solução é capaz de analisar dados de voz e cruzar com a análise de comportamento, gerando insights que apoiam a identificação e prevenção de golpes e fraudes de identidade nos diferentes canais de atendimento ao cliente

“A biometria de voz, como a oferecida por sistemas de autenticação rápida, representa uma solução inovadora para garantir tanto a segurança quanto a agilidade no atendimento. Com o poder da voz, as empresas podem validar identidades em segundos, oferecendo uma experiência de alto nível que alia proteção de dados e confiança do cliente”, finaliza Peixoto.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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