Employee Value Proposition será um dos principais direcionadores do RH em 2025

Employee Value Proposition será um dos principais direcionadores do RH em 2025

Em 2024, os principais desafios das lideranças de Pessoas no Brasil estiveram relacionados ao volume de trabalho, às incertezas do mercado, à percepção de valor do RH na empresa, ao orçamento limitado e às questões regulatórias. Para o próximo ano, segundo a pesquisa People Trends 2025, do Evermonte Institute, pelo menos mais um grande desafio deve ser incluído nesta lista: a dificuldade de atrair e reter profissionais, que pode ser contornada pelo chamado Employee Value Proposition (EVP), ou seja, o pacote de valores e benefícios oferecidos pelas empresas aos seus executivos.

“Estamos observando uma mudança na pirâmide de contratações”, explica o sócio e headhunter na Evermonte Executive Search, Felipe Ribeiro. “A dinâmica que antes se caracterizava pela falta de empregos agora se inverteu, e a demanda por profissionais para cargos estratégicos tem aumentado exponencialmente. Entretanto, há uma lacuna entre demanda e realidade de mercado, sobretudo pela mudança nas prioridades dos executivos”, ressalta.

Segundo Ribeiro, esse movimento é resultado da transformação do modo de vida e das escolhas de carreira dos executivos que, nos últimos anos, passaram a priorizar aspectos como flexibilidade, intraempreendedorismo, reconhecimento e propósito. Além disso, também está em curso uma mudança estrutural no mercado de trabalho, onde, conforme a pesquisa, “a demanda por profissionais qualificados em posições de alta gestão vem crescendo, mas a oferta de pessoas realmente alinhadas às exigências dessas funções ainda apresenta lacunas significativas”.

Para Paulo Walendorff, associate director do Evermonte Institute, a solução está no investimento em EVP. “Ele será um dos principais direcionamentos da área de RH em 2025. Precisamos começar a pensar em como impulsionar uma mudança expressiva na forma como a cultura da organização efetivamente ultrapassa os discursos utilizados no processo de contratação”, salienta.

Diante disso, o próximo ano terá como foco uma urgente revisão das estratégias empreendidas pelo RH. Tangibilizar a identidade organizacional, desenvolver processos claros de projeção de carreira e adaptar-se às novas dinâmicas sob uma lógica de mensuração contínua e personalização são potenciais resoluções. “Sem dúvidas, o papel das lideranças de Pessoas será fundamental no processo de reconfiguração das companhias, principalmente para manter a competitividade e atratividade do ambiente corporativo”, destaca Walendorff.

People Trends 2025

Idealizado para identificar tendências, desafios e novos direcionamentos na área de Pessoas, o People Trends 2025 foi elaborado com base em uma metodologia de metanálise, integrando resultados de pesquisas realizadas em países como Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Suíça, Emirados Árabes e Inglaterra. O estudo também cruzou esses dados com informações internas da Evermonte Executive Search e insights obtidos por meio de entrevistas conduzidas pelo Evermonte Institute. O resultado é um amplo comparativo entre as perspectivas de RH em nível nacional e internacional.

O estudo ainda apresenta oportunidades de inovação para os líderes da área de Pessoas e Cultura. A principal delas é o uso da Inteligência Artificial aplicada ao RH, que ainda está em um patamar de subutilização devido à ausência de um planejamento concreto de desenvolvimento tecnológico nas empresas. “No RH do futuro, as estratégias centradas nas pessoas e a utilização de dados para a otimização dos processos caminham lado a lado”, ressalta o sócio e headhunter na Evermonte, Felipe Ribeiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *