Pneus registram queda de 2,6% nas vendas até novembro

Pneus registram queda de 2,6% nas vendas até novembro

Comercializações para montadoras subiram 1,4% enquanto mercado de reposição recuou 3,9% no acumulado dos 11 meses deste ano

As vendas totais de pneus registraram queda de 2,6% no acumulado até novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, saindo de 48,29 milhões para 47,05 milhões de unidades vendidas no período.  As comercializações para montadoras cresceram 1,4% (passando de 12,03 milhões para 12,19 milhões de pneus) enquanto o mercado de reposição recuou 3,9% (de 36,26 milhões para 34,85 milhões). Os dados são do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

As comercializações de pneus para veículos de passeio caíram 6,5%, saindo de 25,34 milhões de unidades vendidas em 2023 para 23,70 milhões de janeiro a novembro deste ano. As vendas para montadoras recuaram 0,6% (7,27 milhões para 7,22 milhões) e o mercado de reposição teve queda de 8,8% (18,07 milhões para 16,47 milhões).

As vendas de pneus para veículos de carga cresceram 3,6% no acumulado do ano no comparativo com o mesmo período de 2023, saltando de 6 milhões de unidades vendidas para 6,22 milhões. As comercializações para montadoras cresceram 22,2%, subindo de 1,42 milhão para 1,73 milhão. Já o mercado de reposição recuou 2,1%, sendo 4,58 milhões em 2023 ante 4,48 milhões de janeiro a novembro deste ano.

As comercializações de pneus para motocicletas no mercado de reposição também cresceram no acumulado do ano, com alta de 2,9% na comparação de janeiro a novembro de 2023. O segmento saiu de 9,05 milhões de unidades vendidas no ano anterior para 9,31 milhões de pneus nos onze primeiros meses de 2024.

Novembro encerra com queda nas vendas

As vendas totais de pneus em novembro deste ano registraram queda de 2,6% na comparação com outubro. O desempenho foi 11,7% maior que o atingido no comparativo com o mesmo mês de 2023 e 7,2% mais baixo que novembro de 2022. No total, foram comercializadas 4.53 milhões de pneus no penúltimo mês de 2024.

A queda foi impulsionada pelo recuo nas comercializações para montadoras, com 9,9% de baixa em relação a outubro, saindo de 1,36 milhão para 1,23 milhão. O mercado de reposição registrou leve crescimento, subindo 0,4% (de 3,28 milhões para 3,30 milhões).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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