Minerva Foods é a nova investidora do fundo da Upload Ventures ancorado pela TIM Brasil

Minerva Foods é a nova investidora do fundo da Upload Ventures ancorado pela TIM Brasil
Mario Moraes e Carlos Simonsen, co-fundadores e managing partners da Upload Ventures.

Fundo é aberto e tem a TIM como principal investidora

TIM Brasil, maior operadora móvel do Brasil, e a Upload Ventures, gestora de venture capital especializada em startups da América Latina com potencial para se tornarem líderes globais, anunciaram a entrada da Minerva Foods como segunda grande investidora do Fundo Upload Growth, que tem a operadora como âncora. Além da Minerva, líder na exportação de carne bovina e derivados, o Fundo conta com investidores institucionais do Brasil e dos Estados Unidos.

A chegada de um novo grande investidor fortalece e alavanca ainda mais a atuação pioneira do Fundo dentro de um ecossistema de inovação cada vez mais potente, com capacidade de revolucionar diversos segmentos da indústria brasileira. E tudo isso em linha com o plano estratégico da TIM, que é ser a principal habilitadora da transformação digital no mercado B2B. Como âncoras do Fundo, reafirmamos nosso compromisso em apoiar o aumento exponencial da produtividade dos principais setores da economia no País”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

Com foco em investimentos em empresas de tecnologia com potencial de expansão na América Latina e globalmente, o fundo de Growth Stage da Upload Ventures encerrou o ano de 2024 com três investimentos no portfólio: Topsort, uma plataforma de retail media com inteligência artificial; Simetrik, especializada na reconciliação de dados financeiros para grandes instituições financeiras e varejistas, e a Tractian, recentemente avaliada em R$ 4 bilhões, que oferece soluções de monitoramento preditivo de ativos industriais, ajudando a reduzir custos e aumentar a produtividade.

“Com uma estratégia alinhada à nossa visão de inovação, a Upload se destaca como o parceiro institucional ideal para a Minerva. Sua especialização em soluções B2B nos oferece ferramentas tecnológicas que aprimoram nossa cadeia de valor e impulsionam nossa competitividade”, comenta Fernando Galletti, CEO Minerva Foods.

A entrada de novos investidores no fundo mostra otimismo em relação aos investimentos de venture capital em 2025. Além do cenário favorável, as projeções de investimentos em IA e startups devem impactar positivamente o mercado. “Ter esses parceiros estratégicos reforça nossa visão de longo prazo em apoiar as empresas e seus fundadores na aceleração sólida de sua expansão global, enquanto as consolidamos como líderes em seus mercados locais“, comenta Mario Moraes, managing partner da Upload Ventures.

Até o ano de 2024, a Upload Ventures investiu em 30 startups latino-americanas, fortalecendo sua posição como uma das gestoras de venture capital mais relevantes da região.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *