26% dos apostadores brasileiros afirmam economizar menos para continuar apostando

Pesquisa da consultoria estratégica mostra que o avanço das apostas online já impacta o consumo e o equilíbrio financeiro de parte dos usuários
A expansão do mercado de apostas online tem alterado o comportamento financeiro dos consumidores brasileiros. De acordo com a pesquisa de Consumer Pulse, conduzida anualmente pela Bain & Company, 26% dos apostadores afirmam estar economizando menos dinheiro para continuar apostando.
O levantamento também revela que 24% dos entrevistados passaram a reduzir os gastos com bens e serviços não essenciais. Entre os impactos mais preocupantes, 16% dos apostadores dizem ter diminuído o consumo de itens essenciais, e o mesmo percentual admite já ter contraído dívidas ou pedido dinheiro emprestado para apostar.
No Brasil, 52 milhões de adultos já fizeram apostas online, de acordo com os dados da pesquisa. Esse hábito está inserido em um setor que movimenta aproximadamente R$ 21 bilhões por mês via PIX, segundo o Banco Central. A facilidade de acesso às plataformas e a velocidade das transações contribuem para o crescimento do mercado – e, com ele, para mudanças nos padrões de consumo.
A 5ª edição da pesquisa Consumer Pulse foi realizada pela Bain & Company em janeiro de 2025 com cerca de 7.500 entrevistados na América Latina, dentre os quais 2 mil brasileiros, com divisões por faixas etária e renda segmentadas de acordo com dados demográficos da região.