Salário em bares e restaurantes segue crescendo, mas contratação ainda é desafio

Salário em bares e restaurantes segue crescendo, mas contratação ainda é desafio

Mesmo com queda no trimestre, setor acumula aumento no número de trabalhadores e nos rendimentos em 12 meses

A mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira (30) pelo IBGE, aponta que o setor de alimentação fora do lar registrou aumento salarial e avanço na taxa de ocupação em 12 meses, apesar de uma leve retração no trimestre encerrado em março deste ano.

A taxa de ocupação no setor ficou em 5,56 milhões de pessoas entre janeiro e março, número menor que o registrado no trimestre anterior (5,74 milhões), mas 1,3% superior ao mesmo período de 2024. Já o rendimento médio mensal alcançou R$ 2.227, uma alta de 2,8% na comparação anual. Trata-se de um recorde histórico para o segmento.

Contratar continua sendo obstáculo

Apesar do avanço nos salários, os empresários de bares e restaurantes continuam encontrando dificuldades para preencher vagas. Uma pesquisa recente da Abrasel revelou que 90% dos empresários do setor consideram difícil ou muito difícil contratar novos funcionários. O principal entrave está na falta de qualificação profissional (64%), seguida da ausência de interessados (61%).

“Mesmo com o aumento real dos salários, a contratação de profissionais segue sendo um desafio, especialmente nos cargos que exigem especialização, como sushiman, churrasqueiro e cozinheiro. Nosso levantamento mostrou que 88% dos empresários classificam como ‘alta’ ou ‘muito alta’ a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para funções como essas”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Para contornar o cenário, os empresários têm adotado diferentes estratégias. Entre elas, se destacam as premiações por desempenho (51%) e investimento em treinamentos internos (40%). A pesquisa também apontou que 92% contratam profissionais sem experiência prévia, optando por formar esses trabalhadores dentro do próprio negócio.

“É preciso valorizar quem está começando e criar caminhos de crescimento dentro do próprio negócio. A oferta de capacitação e benefícios tem sido uma forma de formar equipes mais engajadas e preparadas, mesmo diante da escassez de mão de obra pronta no mercado”, completa Solmucci.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *