PIB do Paraná cresceu 1,26% em 2012

As estatísticas do Produto Interno Bruto (PIB) para as regiões e estados brasileiros, divulgadas nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam praticamente a manutenção, em uma década (2002-2012), do quadro de expressiva concentração econômica nos eixos considerados mais dinâmicos da economia brasileira, sediados no Sudeste e Sul do País.

Isso ocorreu a despeito da moderada subida das participações, na formação da renda nacional, dos espaços geográficos do Centro-Oeste (passando de 8,8%, em 2002, para 9,8%, em 2012) e Norte (de 4,7% para 5,3%), por conta da consolidação do agronegócio e expansão, respectivamente, e do Nordeste (de 13% para 13,6%), influenciado pela realização de alguns investimentos federais e pelos programas oficiais de transferência de renda, liderados pelo Bolsa Família.

O recuo de importância relativa do Sudeste (de 56,7% para 55,2%) e Sul (de 16,9% para 16,2%) pode ser atribuído, essencialmente, ao processo de desindustrialização, que atinge o País, em razão da pouco consistente política econômica executada pelo governo federal, que se reproduziu de forma mais intensa em São Paulo (declínio de 34,6% para 32,1%) e Rio Grande do Sul (queda de 7,1% para 6,3%).

No Paraná, a tendência declinante apresentada em âmbito nacional pelo setor industrial foi amenizada por conta da recuperação do ambiente favorável à instalação e ampliação dos negócios empresariais no Estado, fruto do novo arranjo institucional entre governo e demais atores sociais, celebrado em 2011.

Aliás, os frutos desse trabalho integrado aparecem, de forma mais evidente, nos dias atuais, com a maturação do portfólio de mais de R$ 35 bilhões dos projetos privados, nacionais e internacionais, atraídos pelo Programa Paraná Competitivo, desde fevereiro de 2011, e a terceira maior geração de empregos com carteira assinada do Brasil, com pronunciado grau de interiorização.

Especificamente para o ano de 2012, os resultados consolidados das Contas Regionais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam expansão de 1,26% do PIB paranaense, versus crescimento nacional de 1,03%. Com isso, o Estado manteve o peso de 5,8% no PIB do País.

O diferencial favorável à economia regional, quando cotejado com a média brasileira, decorre essencialmente do desempenho do segmento de serviços, que, com participação de 66,2% do PIB total, registrou crescimento nos ramos do comércio (8,7%), transportes (5,8%), alojamento e alimentação (4,5%) e saúde e educação (3,5%), explicado, em grande medida, pelos impactos generalizados e pulverizados espacialmente do boom dos preços das commodities agropecuárias e da trajetória ascendente da criação de empregos formais.

O PIB da agropecuária, que respondeu por 9,2% da geração de valor da base produtiva regional, recuou 8,0%, pressionado pela queda na produção de soja (-27,7%), devido a forte estiagem na safra de verão, compensado pelo efeito renda das elevadas cotações internacionais dos alimentos. Em sentido oposto, a produção de milho e trigo expandiu 6,7% e 13,3%, respectivamente.

Já o valor adicionado da indústria de transformação, com participação de 14,8% no PIB total, registrou retração de 1,55%, devido à menor produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (-16,2%) e de produtos químicos (-10,2%). No mesmo sentido, os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), que englobam as atividades de produção e distribuição de eletricidade, água e esgoto e limpeza urbana, apresentaram recuo de 18,3%, em 2012.

Por outro lado, a indústria da construção civil, com participação de 5,1% do total, aumentou os níveis de atividade em 11,5%, estimulada pelo maior fluxo de renda regional e, consequentemente, aumento da demanda por habitações e construções comerciais e industriais, além das inversões públicas em infraestrutura.

O artigo foi escrito pelo economista Francisco José Gouveia de Castro, , assessor da Presidência do Ipardes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *