Franquias de até R$ 200 mil atraem empreendedores

FranquiaPara quem busca investir em um negócio próprio pela primeira vez ou pensa em diversificar a receita, as franquias têm se mostrado uma opção segura para direcionar a aplicação. Baseadas em empresas já existentes, o modelo de negócio adotado pelas franquias diminui os riscos da realidade do mercado.

Dentre os diversos modelos existentes, as opções de até R$ 200 mil têm feito sucesso entre os brasileiros. Empresas dos ramos de beleza e alimentos são os grandes destaques deste mercado. O crescimento do mercado da beleza e a demanda dos alimentos são os principais fatores que levam a essa realidade.

O salão de beleza Pocket Beauty, por exemplo, primeira franquia de salão de beleza em container do mundo, oferece opções a partir de R$ 149 mil, com taxa de franquia de R$ 30 mil e prazo estimado de retorno entre 18 e 36 meses. O faturamento da empresa pode superar a marca de R$ 80 mil mensais.

Além do valor atraente para o empresário, empresas que levam conceitos especiais em suas marcas conquistam mais fortemente o público final. O Pocket Beauty tem a Sustentabilidade como referencial da marca. Pensado para gerar menor impacto ambiental, a empresa possui iniciativas ecológicas em sua estrutura, iluminação, consumo consciente da água, entre outras. Contando, ainda, com a vantagem de a erstrutura em container levar menos tempo de instalação em relação à construção em alvenaria.

“O recente prêmio que o Pocket Beauty recebeu pela Associação Brasileira de Franchising e do Retail Design Institute (ABF + RDI Design), consagrou nosso formato”, declara Juliana Jabs, sócia¬proprietária da franqueadora de salões de beleza. “Fomos um dos vencedores na categoria Design Consciente, o que reforça nosso posicionamento de empresa preocupada com o meio ambiente e atenada às tendências do mercado”, conclui.

Outra opção com investimento de até R$ 200 mil é o restaurante de culinária chinesa Thai Schi. A franqueadora curitibana, uma das pioneiras no delivery de comida chinesa em Curitiba, oferece um modelo a partir de R$ 130 mil, mais taxa de franquia e royalties mensais. “O modelo é prático, e todos os insumos e metodologia são fornecidos pela franqueadora”, declara Günther Ribas, sócio-¬proprietário da rede Thai Schi.

O valor estimado de receita gerada pelo restaurante de comida chinesa gira em torno de R$ 40 mil mensais, com prazo de retorno seguindo a média do segmento, entre 18 e 36 meses após a abertura. Ambas as empresas também investem constantemente na comunicação de suas marcas, conquistando ainda mais o público e reforçando seus posicionamentos de mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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