Franquias de até R$ 200 mil atraem empreendedores
Para quem busca investir em um negócio próprio pela primeira vez ou pensa em diversificar a receita, as franquias têm se mostrado uma opção segura para direcionar a aplicação. Baseadas em empresas já existentes, o modelo de negócio adotado pelas franquias diminui os riscos da realidade do mercado.
Dentre os diversos modelos existentes, as opções de até R$ 200 mil têm feito sucesso entre os brasileiros. Empresas dos ramos de beleza e alimentos são os grandes destaques deste mercado. O crescimento do mercado da beleza e a demanda dos alimentos são os principais fatores que levam a essa realidade.
O salão de beleza Pocket Beauty, por exemplo, primeira franquia de salão de beleza em container do mundo, oferece opções a partir de R$ 149 mil, com taxa de franquia de R$ 30 mil e prazo estimado de retorno entre 18 e 36 meses. O faturamento da empresa pode superar a marca de R$ 80 mil mensais.
Além do valor atraente para o empresário, empresas que levam conceitos especiais em suas marcas conquistam mais fortemente o público final. O Pocket Beauty tem a Sustentabilidade como referencial da marca. Pensado para gerar menor impacto ambiental, a empresa possui iniciativas ecológicas em sua estrutura, iluminação, consumo consciente da água, entre outras. Contando, ainda, com a vantagem de a erstrutura em container levar menos tempo de instalação em relação à construção em alvenaria.
“O recente prêmio que o Pocket Beauty recebeu pela Associação Brasileira de Franchising e do Retail Design Institute (ABF + RDI Design), consagrou nosso formato”, declara Juliana Jabs, sócia¬proprietária da franqueadora de salões de beleza. “Fomos um dos vencedores na categoria Design Consciente, o que reforça nosso posicionamento de empresa preocupada com o meio ambiente e atenada às tendências do mercado”, conclui.
Outra opção com investimento de até R$ 200 mil é o restaurante de culinária chinesa Thai Schi. A franqueadora curitibana, uma das pioneiras no delivery de comida chinesa em Curitiba, oferece um modelo a partir de R$ 130 mil, mais taxa de franquia e royalties mensais. “O modelo é prático, e todos os insumos e metodologia são fornecidos pela franqueadora”, declara Günther Ribas, sócio-¬proprietário da rede Thai Schi.
O valor estimado de receita gerada pelo restaurante de comida chinesa gira em torno de R$ 40 mil mensais, com prazo de retorno seguindo a média do segmento, entre 18 e 36 meses após a abertura. Ambas as empresas também investem constantemente na comunicação de suas marcas, conquistando ainda mais o público e reforçando seus posicionamentos de mercado.