Economizando em eventos com a utilização de permuta multilateral

Alessandro Candiani.
Alessandro Candiani.

Muitos empreendimentos comerciais necessitam organizar ou participar de diversos eventos durante o ano, para fazerem girar a máquina comercial dos negócios relacionados aos segmentos onde atuam. Esses acontecimentos proporcionam um ambiente para um contato direto e personalizado com os consumidores e clientes, estabelecendo um vínculo pessoal, criando uma identificação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, o que agrega valor à marca.

Numa cidade como São Paulo, acontecem por ano cerca de 430 feiras, pois são uma das mais eficientes formas de promoção comercial, e através delas é possível tornar uma empresa, marca ou produto ainda mais conhecida através da exposição, formalizando novos contatos importantes para a ampliação e a manutenção do negócio. Nesses eventos há uma real condição de negociação imediata e a possibilidade de criar intercâmbios comerciais permanentes.

Mas há também inúmeros tipos de eventos que podem agregar comercialmente a qualquer tipo de empresa, independente do tamanho, como congressos, lançamentos e até a participação direta ou indireta, como patrocínio ou apoio em grandes acontecimentos esportivos, como as Olímpiadas Rio 2016. Porém, é necessário uma preparação técnica e a qualidade na participação.

É necessário, além de organização e profissionais capacitados, uma estrutura que esteja à altura do acontecimento e para tanto poderá ser preciso o aluguel de espaço, móveis, buffet, fotógrafo, divulgação, contratação de recepcionistas, elaboração de folders, painéis, cenários, uniformes, entre tantas outras coisas. E em época de recessão econômica, não dá para gastar além do previsto no orçamento anual e, por isso, serão indispensáveis medidas que diminuam a retirada de dinheiro do caixa da empresa, sem é claro comprometer a qualidade dos eventos e a exposição da marca.

Para adquirir o que precisa nesses eventos, muitas companhias estão participando de um grupo de permuta multilateral idônea e confiável. Funciona da seguinte forma: os empreendedores disponibilizam na empresa de permuta, que funciona como um banco de crédito, produtos ou serviços ociosos, com foco em trocá-los por créditos de Unidades de Permuta (UPs). Com este crédito, podem escolher entre os itens disponibilizados na rede, como aluguel ou compra de móveis; serviços de buffet, fotógrafo, recepção, divulgação, entre outros; agências publicitárias para painéis, folders e divulgação e dependendo do evento, até mesmo para aluguel de salões, reservas em grandes redes hoteleiras, passagens, entre diversas outras coisas necessárias para a organização do acontecimento.

Não dá para ficar fora de eventos só porque o Brasil está em crise. É justamente nestes momentos difíceis que são necessárias maiores exposições e aproveitamento de acontecimentos de grande relevância. Oportunidades que poderão fazer toda a diferença no faturamento de uma companhia! O mais importante é planejar e economizar.

O artigo foi escrito por Alessandro Candiani, presidente da Permute.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *