Na Contramão da Crise

Leandro Krug Batista.
Leandro Krug Batista.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das redes de Franquias cresceu 8,3% em 2015, chegando ao patamar de quase 140 bilhões de reais. O crescimento foi puxado por um aumento no número de lojas. O total de unidades de franquia em operação no Brasil chegou a 138,3 mil, uma expansão de 10,1% em relação a 2014. É interessante ver que o crescimento de 2015 foi maior que o crescimento de 2014 (7,7%) – na contramão de todo o restante da economia do país. Mas, afinal de contas, por que isso aconteceu no meio de uma grande crise? Seguem algumas razões que compõem positivamente esse cenário:

1) Cada vez mais as redes estão atingindo pequenos e médios municípios. Recordo que, 15 anos atrás, era símbolo de “cidade grande” a presença de uma unidade do Mc Donald´s, pois a marca só se estabelecia em grandes metrópoles. Atualmente, cada vez mais franquias conseguem se adaptar e atingir mercados menores. Comparado com os Estados Unidos, ainda existe um grande mercado a ser explorado no interior do Brasil.

2) Existe um grupo de potenciais franqueados que não “apostava as fichas” mas que já “namorava” o setor de franquias, só que havia um grande empecilho: não queria deixar de lado a estabilidade do emprego para se aventurar a empreender e correr riscos. Com a demissão em alta, abrir o seu próprio negócio se tornou a alternativa do momento para centenas de pessoas, que acreditam ser a melhor hora para tentar ser seu próprio patrão.

3) As franquias possuem uma melhor estrutura para competir na crise. Elas contam com marcas de força regional e nacional, custos administrativos reduzidos e maior poder de barganha com fornecedores que abastecem as redes.

Possivelmente, em janeiro de 2017, a noticia será mais uma vez: “apesar da crise, o setor de franquias cresce mais uma vez”. Anota aí e confere em janeiro!

O artigo foi escrito por Leandro Krug Batista , que é professor da Pós-Graduação da Universidade Positivo, consultor de Franchising e Gestão de Redes de Varejo e Mestre em Gestão Estratégica.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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