You are here
Home > Finanças > Saiba como organizar as contas e sair do vermelho

Saiba como organizar as contas e sair do vermelho

Saber organizar o orçamento doméstico gera dúvidas em grande parte dos brasileiros. Fazer com que o dinheiro sobre no fim do mês, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Uma vida financeiramente instável pode desencadear diversos problemas como acúmulo de dívidas, pagamento de muitos juros e, em alguns casos, até o comprometimento de relacionamentos familiares.

A boa noticia é que é totalmente possível fugir desse tipo de situação. “O primeiro passo é fazer uma boa avaliação do orçamento e revisar todas as contas, verificando oportunidades de cortes e reduções”, explica Luciana Ikedo, assessora de investimentos e sócia-fundadora do escritório Ikedo Investimentos. Segundo ela, o ideal é começar por aquelas que são recorrentes e que ainda fazem sentido.
 
“Alguns bons exemplos são as assinaturas de TV a cabo ou streamings, aplicativos diversos, tarifas bancárias e de cartão de crédito ou ainda planos de consumo de celular que não são aproveitados”. Para a especialista, alguns desses contratos podem ter seus valores e vantagens não só revistos, mas também serem completamente encerrados, de acordo com a necessidade atual.

Renegociação de contratos

Luciana afirma que a possibilidade de renegociação de contratos já firmados, como academia ou aluguel, também é uma boa pedida. “Em épocas de crise, alguns acordos possibilitam redução ou descontos para situações adversas, vale a pena tentar”, reforça a assessora.
 
Essa é uma dica que vale também para quem possui endividamento bancário como financiamento imobiliário, de veículos e crédito pessoal parcelado. Desde que os pagamentos estejam em dia é possível procurar a instituição bancária e barganhar.

Outro ponto importante é a adequação da rotina à nova realidade doméstica, além da inclusão de novos hábitos. Para sair do vermelho é preciso encarar a situação e mudar atitudes.
 
“Reduzir pedidos de delivery de comida e incluir como novo costume a preparação das refeições em casa, por exemplo, o que poderá contribuir de forma positiva para a saúde financeira. Eviar desperdícios, compras em excesso e por impulso, por exemplo, pode fazer com que você consiga retomar o protagonismo financeiro de sua vida”, finaliza Luciana.
Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top